21 de junho de 2013

Do que uma mãe precisa?

Você tem alguma mulher ao seu redor que está prestes a dar à luz? Ou que teve bebê há poucos dias? Quer ajudar?

Coloco aqui algumas sugestões para que esta mulher esteja fortalecida e segura para assumir suas funções de mãe:

1. Incentive-a a descansar: dormir enquanto o bebê está dormindo, para que consiga produzir leite é importantíssimo. O descanso físico também é fundamental na recuperação pós-parto. Portanto, se puder ajudar levando comida e água a ela, deixando a casa dela um pouco em ordem... É uma ajuda e tanto!

2. Fale positivamente: elogie alguma coisa que ela estiver fazendo em relação ao bebê. Algo como "puxa, você troca fraldas muito bem!" ou "você é muito boa em acalmar seu bebê". Sempre haverá algo que essa nova mãe tenha habilidade e isso pode ser reforçado. Aumenta sua auto estima e faz com que ela se sinta mais segura deste novo papel.

3. Dê conselhos que forem solicitados: evite dizer à mãe como realizar as tarefas com seu bebê, a menos que ela peça opinião. Lembre que o papel de quem está próximo é reforçar a auto estima da mãe.

4. Esteja disponível a ouvir: pode ser que em algum momento esta mãe precise de colo, desabafar, dizer o que está sentindo. É importante para ela receber este acolhimento, saber que é normal passar por algum estranhamento e até um pouco de tristeza logo após o bebê nascer. Muitas vezes, esse acolhimento não requer nenhuma palavra, somente a companhia solidária.

5. Faça de tudo para que o bebê fique com a mãe mais tempo possível: provavelmente este bebê precise mamar muito, em intervalos pequenos. É uma fase de adaptação à nova realidade, onde ele precisa respirar, sente fome, frio e alguns desconfortos. Quanto mais este bebê tiver sua mãe disponível a lhe dar colo e peito, maior a chance deste vínculo se estabelecer de forma muito positiva para ambos. Além disto, a amamentação tem um papel hormonal na recuperação pós parto e na prevenção da depressão pós parto. Por maior que seja a vontade de estar com um bebê no colo, espere que a mãe lhe peça que segure ele.

6. Receba as visitas por ela: puerpério é fase de recolhimento, de reconhecimento entre mãe e bebê (agora fora da barriga), de estabelecimento de novos papéis (a filha que passa a ser mãe também). Claro que familiares e amigos estão muito felizes com a chegada de um novo habitante do planeta, mas é preciso respeitar este momento. É importante que a mãe não se sinta obrigada a receber visitas ou a entregar seu bebê a todos que quiserem. Se você está acompanhando esta mãe, assegure que ela tenha suas necessidades atendidas primeiramente, e procure receber as visitas por ela.

7. Faça companhia: pode ser que todo o trabalho da casa esteja feito, que a mãe esteja descansada e o bebê alimentado e dormindo. Então sente-se ao seu lado, bata um papo prazeroso sobre qualquer assunto irrelevante, deixe-a falar... Para a nova mãe, esta companhia pode fazer a diferença!

8. Arregace as mangas: faça o que estiver ao seu alcance por esta nova família. Se precisar abastecer a despensa, fazer o almoço, levar os cães pra passear... Faça! Aos poucos todos se ajustam à grande novidade de ter mais um morador na casa e tudo estará em ordem. Mas esta ajuda é algo que transmite muito amor e confiança a quem recebe.

E você, o que mais acrescentaria a esta lista?