Doula | o que é?

A palavra doula vem do grego e significa a mulher que serve. Atualmente, é usada para denominar a profissional que dá suporte físico e emocional antes, durante e após o parto.

Antes do parto, ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e do pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas. Pode auxiliar a gestante na elaboração de um plano de parto, estabelecendo perspectivas relativas a cada momento e a cada procedimento que pode ou não ser aplicado.

Durante o parto, ela atua oferecendo suporte físico e emocional durante todo o trabalho de parto, podendo sugerir posições e situações que atenuem as dores e fortalecendo a confiança da mulher no desfecho favorável do processo. Sua atuação está ligada a uma melhor experiência de parto, menores índices de analgesia, menores índices de cesarianas e fortalecimento da mulher enquanto protagonista do evento.

Após o parto, ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio prático e emocional ao período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê. Sua função principal é fortalecer e empoderar a nova mãe quanto à sua capacidade de exercer seu novo papel.

A doula não exerce nenhuma atividade médica, seja ela de diagnóstico, prescrição, procedimentos ou tratamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário